Manutenção de Motores Elétricos em BH
Para garantir sempre o perfeito funcionamento do seu motor elétrico industrial, confie nos técnicos especializados da Laplace Motores. Manutenção de motor é coisa séria e a Laplace não brinca em serviço: fazemos a manutenção do seu motor industrial em poucos dias, e ainda buscamos e entregamos para você.
Consertamos o seu motor industrial para falhas mecânicas ou problemas elétricos. Fazemos substituição da bobina, enrolamento ou rebobinagem, colocação de eixos e tampa (mancais) e ainda troca de rolamentos.
Não coloque seu motor defeituoso na mão de qualquer pessoa: confie no trabalho de quem realmente entende do assunto: Laplace Motores. Entre em contato ao lado ou ligue para nós, e vamos achar a melhor solução para o seu problema, e pelo melhor preço.
A manutenção de um motor elétrico pode ser de dois tipos:
1- MANUTENÇÃO PREVENTIVA
2-MANUTENÇÃO CORRETIVA
Seu motor elétrico está com problemas? Faça um diagnóstico agora!
Manutenção de motor elétrico
São muito e variados os problemas que um motor elétrico pode apresentar. E o conserto pode também envolver especialidades como soldadores, eletricistas, torneiros mecânicos e mesmo engenheiros elétricos.
Alguns dos consertos oferecidos para a manutenção de motor elétrico pela Laplace Motores:
- Substituição da Bobina
- Colocação de Eixo
- Colocação e ajuste de Tampa (mancais)
- Troca de rolamentos
- Revisão geral do motor industrial
- Diagnóstico de problemas
Fazemos manutenção em motores elétricos de 1 a 200 cv, monofásicos, bifásicos ou trifásicos, de todas as marcas.
Consulte-nos sobre motores acima de 200cv ou motores de dimensões especiais.
- A manutenção preventiva tem como objetivo detectar possíveis ou futuros defeitos que o motor elétrico pode apresentar;
Objetivo: Aumentar a vida útil do mesmo ou certificar-se que podemos contar com esta maquina elétrica – motor – por um período relativamente maior;
Passos a seguir para fazer a manutenção preventiva:
MECÂNICA
A) Limpeza de todo o motor, com retirada de graxa, óleos, pó, etc .
B) Abertura do mesmo, retirada das tampas dianteira, traseira, rotor e hélice de ventilação;
C) Verificação dos mancais das tampa se há folgas nos mesmos, em relação ao estator e em relação a parte externa dos rolamentos ou buchas;
Em caso de folga na tampa, ela poderá ser substituída ou embuchada, (a critério do cliente, pois envolve custos).
D) Folgas no eixo do rotor: Os locais onde são as sedes dos rolamentos podem estar com desgaste, ou ainda o desgaste pode acontecer em locais do eixo do rotor onde vão selos mecânicos, re-tentores, cuja pressão pode gerar desgaste.
CORREÇÃO:
Substituição do eixo do rotor, ou encher com solda a folga e fazer usinagem na medida original;
Nestes casos, também devem ser substituídos os retentores e os selos mecânicos;
E) Pontas de eixo: Devem ser medidas, para se verificar se as polias não danificaram as pontas de eixo.
Em caso de medida inadequada; fazer a substituição do eixo ou enchimento com solda, dentro dos padrões metalúrgicos, preservando-se também os rasgos de chavetas e substituindo-se as chavetas caso necessário.
F) No rotor: Verificar a integridade da “gaiola de faraday” em casa ruptura na gaiola de faraday, fazer a recuperação da mesma com prensa e solda.
G) Para motores que trabalham em sistemas que vibram é necessário fazer o balanceamento do rotor e de hélices externas a ele acopladas ou polias acopladas, obtendo assim um sistema motor/máquina externa (balanceados).
H) Conferir integridade da hélice e tampa defletora (de ventilação).
I) Substituir os rolamentos.
PARTE ELÉTRICA:
A) Limpeza do estator e Limpeza das bobinas
B) Verificação da isolação
- entre bobinas
- entre fases
- do bobinado para o estator
Em caso de baixa isolação sugere-se tratamento em estufa ou rebobinamento do estator;
C) Verificar se é nítida a leitura da numeração dos cabos;
D) Verificar o estado em que se encontra toda a extensão do cabeamento de saída do bobinado. Em caso de problemas tomar as medidas cabíveis;
E) Verificar a amarração dos dois lados do bobinado; Tomar medidas cabíveis se necessário;
F) Reimpregnar o bobinado com verniz e posteriormente com gliptal primer .
PARTE FINAL DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Montagem completa;
Alimentar o motor com tensão contínua ou alternada nominal (conforme a característica do motor), verificando se as correntes elétricas resultantes estão de acordo com o previsto.
Medir a rotação do eixo, para verificar se ele atinge a rotação prevista.

Nós vamos até você!
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