A manutenção de um motor elétrico pode ser de dois tipos:
1- MANUTENÇÃO PREVENTIVA
2-MANUTENÇÃO CORRETIVA
A) mecânica: O mesmo procedimento da manutenção preventiva; com as correções já citadas;
B) Elétrica: É necessária a intervenção, quando o bobinado do motor encontra-se queimado, a saber:
- curto entre espiras de uma mesma bobina;
- curto entre fases;
- perda de isolação para o estator.
Recomenda-se rebobinar o estator:
Passos a seguir:
- Copiar todos o esquema de ligação do motor, antes de cortar;
- Observando-se se a ligação é de 2,4,6,8, etc (polos);
- Observar os passos de cada bobina, para ser repetido (mantendo-se assim a mesma colocação e mesma rotação do motor);
- Contar o número de espiras que vai em cada bobina;
- Medir a bítola em (AWG) dos fios;
- Após a retirada completa desse esquema, o estator ou rotor poderão ser completamente limpos (retirando todo o cobre e isolação queimados);
- Aplicar gliptal prime em toda a ferragem já limpa;
- Isolar todas as ranhuras com material em classe f ou h de isolação, (conforme necessidade do cliente);
- Refazer novas bobinas elétricas, de acordo com o esquema já em mãos;
- Recolocar todas as bobinas conforme esquema tirado fazendo isolação entre as mesmas e entre as fases (em classe F ou H)
- Após bobinado o motor fazer amarração do lado contrario as ligações dos cabos de saída;
- Espaguetar cada saída de bobina, fazer a ligação dos cabos de saída e fazer as soldas;
- Amarrar todo o lado da ligação;
- Isolar por cima das bobinas em relação as ranhuras em classe f ou h para que não haja contato;
- Elétrico entre o bobinado e a armadura ou entre o bobinado e o estator;
- Numerar os cabos de saída de 1 a 6 ou de 1 a 9 ou de 1 a 12 ou por letras, conforme o esquema tirado (mantendo a mesma nomenclatura do fabricante);
- Impregnar todo o bobinado em verniz;
- Esperar escorrer e colocar em estufa;
- Após estufa medir novamente a isolação com megômetro;
- Montar o motor;
- Energizar com tensões nominais do motor e medir e avaliar as correntes elétricas obtidas;
- Medir a rotação do motor;
- Verificar se há vibração;
- Fazer leitura de temperatura após algum tempo de funcionamento;
- Após a aprovação dos teste: Fazer pintura, mantendo-se a mesma cor original do motor ou a critério do cliente; Embalar para entrega;
- Anotar todos os testes feitos.
Obs: estas bobinas poderão ser concêntricas ou embricadas, (segundo o esquema);