A manutenção de um motor elétrico pode ser de dois tipos:

1- MANUTENÇÃO PREVENTIVA

2-MANUTENÇÃO CORRETIVA

A) mecânica: O mesmo procedimento da manutenção preventiva; com as correções já citadas;

B) Elétrica: É necessária a intervenção, quando o bobinado do motor encontra-se queimado, a saber:

  • curto entre espiras de uma mesma bobina;
  • curto entre fases;
  • perda de isolação para o estator.

Recomenda-se rebobinar o estator:

 

Passos a seguir:

  • Copiar todos o esquema de ligação do motor, antes de cortar;
  • Observando-se se a ligação é de 2,4,6,8, etc (polos);
  • Observar os passos de cada bobina, para ser repetido (mantendo-se assim a mesma colocação e mesma rotação do motor);
  • Contar o número de espiras que vai em cada bobina;
  • Medir a bítola em (AWG) dos fios;
  • Após a retirada completa desse esquema, o estator ou rotor poderão ser completamente limpos (retirando todo o cobre e isolação queimados);
  • Aplicar gliptal prime em toda a ferragem já limpa;
  • Isolar todas as ranhuras com material em classe f ou h de isolação, (conforme necessidade do cliente);
  • Refazer novas bobinas elétricas, de acordo com o esquema já em mãos;
  • Recolocar todas as bobinas conforme esquema tirado fazendo isolação entre as mesmas e entre as fases (em classe F ou H)
  • Após bobinado o motor fazer amarração do lado contrario as ligações dos cabos de saída;
  • Espaguetar cada saída de bobina, fazer a ligação dos cabos de saída e fazer as soldas;
  • Amarrar todo o lado da ligação;
  • Isolar por cima das bobinas em relação as ranhuras em classe f ou h para que não haja contato;
  • Elétrico entre o bobinado e a armadura ou entre o bobinado e o estator;
  • Numerar os cabos de saída de 1 a 6 ou de 1 a 9 ou de 1 a 12 ou por letras, conforme o esquema tirado (mantendo a mesma nomenclatura do fabricante);
  • Impregnar todo o bobinado em verniz;
  • Esperar escorrer e colocar em estufa;
  • Após estufa medir novamente a isolação com megômetro;
  • Montar o motor;
  • Energizar com tensões nominais do motor e medir e avaliar as correntes elétricas obtidas;
  • Medir a rotação do motor;
  • Verificar se há vibração;
  • Fazer leitura de temperatura após algum tempo de funcionamento;
  • Após a aprovação dos teste: Fazer pintura, mantendo-se a mesma cor original do motor ou a critério do cliente; Embalar para entrega;
  • Anotar todos os testes feitos.

Obs: estas bobinas poderão ser concêntricas ou embricadas, (segundo o esquema);